Por Edmar Ferreira
Em 2014 cobri a Winner/Limeira no Campeonato Sul-Americano de Basquete. Foram 10 dias de muito trabalho em Montevidéu, no Uruguai, mas também de muito conhecimento.
Nos dias de folga, aproveitamos para fazer documentários para a Segunda Esportiva. Além do lendário Estádio Centenário, fomos conhecer o Museu de Futebol, anexo ao estádio.
Estive na companhia do repórter cinematográfico Fernando Carvalho e do repórter Carlos Gomide.
Logo na entrada um senhor muito simpático recepciona os visitantes, na maioria brasileiros, perguntando de que cidade do Brasil.
O museu foi o primeiro deste tipo no mundo e seu acervo contém objetos da Associação Uruguaia de Futebol, da Confederação Sul-Americana de Futebol e da FIFA.
A coleção possui itens como móveis, taças, medalhas, troféus, filmes, cartazes, bandeiras e muitos outros objetos relacionados ao futebol, como camisetas, chuteiras e publicações esportivas.
Entre os temas abordados no Museu do Futebol há um grande destaque para a vitória do Uruguai sobre o Brasil por 2 a 1 na final da Copa do Mundo de 1950, em pleno estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, numa partida que ficou conhecida como Maracanazo (Maracanaço).
O acervo também traz alguns objetos relacionados ao futebol brasileiro, como troféus e camisas antigas de Pelé e Maradona.
Veja a matéria que fiz para a Segunda Esportiva.