Por Edmar Ferreira
André Jardine, responsável pelos últimos títulos da vitoriosa base do São Paulo, ministrará uma palestra nesta quinta-feira, às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Limeira.
O professor Marcelo Gomes, olheiro do Tricolor e responsável pela filial do Inter de Milão na cidade, é quem está trazendo o treinador. A palestra será aberta ao público, mas direcionada principalmente aos pais dos alunos de sua escolinha.
Início
Natural de Porto Alegre e graduado em educação física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jardine iniciou a carreira em 2003 nas categorias de base do Internacional/RS, onde permaneceu até 2013.
Passou por todas as equipes de base, desde a Sub-10, conquistando um total de 30 títulos. Participou da formação de bons jogadores, como Rodrigo Dourado, Eduardo Sasha e Fred (Shakhtar Donetsk).
No Grêmio
Em 24 de setembro de 2013, foi para o Grêmio. Comandou, de forma invicta, as categorias Sub-17 e Sub-20 em dois campeonatos estaduais, em 2013 e 2014. No sub-20, foi o técnico do time em 18 dos 20 jogos na campanha que fez do Tricolor campeão gaúcho da categoria após sete anos.
Faziam parte daquela equipe o volante Walace e o atacante Everton, que subiram com êxito para o profissional.
Em julho de 2014, após a saída do técnico Enderson Moreira, comandou o Grêmio, interinamente, em um jogo do Brasileirão, diante do Vitória. Depois, foi promovido ao cargo de auxiliar técnico de Luiz Felipe Scolari, passando a fazer parte da comissão permanente do clube.
Chegada a São Paulo
André Jardine chegou ao São Paulo em fevereiro de 2015, levado por Júnior Chávare, coordenador da base, que trabalhou com ele no Grêmio.
Em maio, apenas três meses após sua chegada, conquistou a Copa Ouro Sub-20 com 100% de aproveitamento. O time de Jardine venceu as sete partidas que disputou.
No final de novembro, veio a segunda conquista pelo clube paulista. Também de forma invicta, levantou o troféu de campeão da Copa do Brasil Sub-20, um título inédito na história do Tricolor. Depois vieram a Copa RS Sub-20 e a Taça Libertadores da categoria.
Em agosto de 2016, o então treinador da equipe profissional do São Paulo, Edgardo Bauza, foi anunciado como novo comandante da Seleção Argentina e deixou o clube. André Jardine assumiu interinamente até a chegada de Ricardo Gomes.
Neste intervalo, comandou o time principal no Brasileirão, na vitória de 2 a 1 sobre o Santa Cruz, em pleno Arruda, e no jogo diante do Botafogo, no Morumbi.
Estilo como técnico
André Jardine é um técnico que gosta muito do jogo organizado e ofensivo, embutindo a parte competitiva nas equipes que comanda. Sempre montou equipes com espírito aguerrido, com a cara do futebol do Rio Grande do Sul, mas sem nunca abrir mão de jogar um bom futebol, fator importante na formação dos atletas para as equipes profissionais.