Por Daíza Lacerda
Aproximar as crianças dos ídolos olímpicos é um dos principais objetivos do Campeonato Guilherme Guido, que terá a 3ª edição realizada no próximo dia 1º de abril.
Desta vez, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto o campeão olímpico Cesar Cielo, confirmado para a edição que promete recorde de público e de nadadores.
A expectativa de Guido e do técnico Rossano Jacon Chanquetti é reunir cerca de 700 nadadores e público de 4 mil pessoas em provas de 50 metros. No ano passado, foram cerca de 500, com público de 2 mil.
A novidade este ano será uma prova específica para atletas com deficiência. Para atender ao maior número de atletas, neste ano não haverá modalidades de revezamento.
O propósito de inspirar a criançada com a presença dos ídolos é uma realização que o próprio atleta limeirense não teve. “É uma chance que não tive, em épocas mais difíceis para esse tipo de aproximação”, exemplificou Guido, fã do nadador Rogério Romero.
Além de receber dicas dos profissionais, o contato pode, quem sabe, acender a chama em potenciais promessas olímpicas que podem alcançar os ídolos, a exemplo de Joseph Schooling, de Cingapura, que venceu o ídolo Michael Phelps nos 100m borboleta da Olimpíada do Rio em 2016.
ALCANCE
Guido e Rossano avaliam que o esporte vem crescendo, sobretudo depois dos Jogos Pan-americanos de 2007 e o ouro olímpico de Cielo em 2008. Apesar da progressão, a opção pela carreira esportiva ainda é um desafio. “Muitos iniciam no esporte, e quando atingem a maturidade, vão para a faculdade”, ilustra o técnico.
Ainda assim, a natação ainda é um dos esportes com mais adeptos. A situação local é referência, com a disponibilidade e adesão em diversos centros comunitários. E justamente por Limeira ser um celeiro de talentos nas águas é que Guido mantém o sonho de construir um polo em Limeira.
“De 34 atletas do Brasil na Olimpíada, dois eram de Limeira, o que é uma margem muito grande”, salienta Rossano.
Sobre o resultado da Olimpíada, sem medalhas na natação, Guido explicou que não sentiu pressão e que é feito um trabalho psicológico com os atletas. No entanto, houve um trabalho diferenciado com um médico do sono, em teste que não deu certo para o atleta. Agora, o foco é Tóquio em 2020.
ROTINA DE ATLETA
Apesar da dificuldade com patrocinadores como os Correios, que reduziram a verba e vão auxiliar número reduzido de atletas, Guido mantém contrato com o Esporte Clube Pinheiros, onde é treinado por André Ferreira, o Amendoim.
Passadas a Olimpíada e a campanha política, na qual se candidatou a vereador em Limeira, começou o ano com blocos de acúmulo de metragem de treinos. Em janeiro foram 14 mil metros diários. Em fevereiro, de 10 a 12 mil, só que mais intensos. Neste mês, serão “apenas” 8 mil metros diários, em acúmulo que cai progressivamente até a prova alvo. Ele já perdeu 10 quilos depois das férias.
Ele se prepara também para as seletivas, válidas na busca de patrocínio. Os Correios só vão patrocinar os oito melhores atletas em níveis técnicos, e ele está com o quarto melhor tempo.
O foco nos próximos quatro anos é Tóquio, mas o atleta sem empolgou com a experiência como candidato, carregando a bandeira de fomento ao esporte.
“Foi uma faculdade em 45 dias de campanha. Gostei muito de lidar com as pessoas, passar minhas ideias. Numa época em que as pessoas estão tão descrentes com a política, fui recebido de forma diferente. As pessoas foram muito receptivas”.
Inscrições pela internet
Interessados em participar do 3º Campeonato Guilherme Guido já podem conferir o regulamento no site www.aquaticapaulista.org.br.
As inscrições também podem ser feitas pelo site. Custam R$ 50 com direito à participação em três provas, além de camiseta e touca do evento, kit oferecido pela patrocinadora Fiore.
As categorias vão do pré-mirim até júnior II. As provas acontecem no clube Gran São João no dia 1º de abril, no período da manhã e da tarde.
*** Foto – Denis Martins – Rossano Jacon Chanquetti e Guilherme Guido