Por Edmar Ferreira
Mais um duro golpe para o basquete de Limeira. Após mais de 10 anos consecutivos participando do Campeonato Paulista Sub-19, a Winner não se inscreveu para o Estadual deste ano. O prazo se encerrou no último dia 6.
Ou seja, o amante da bola laranja, que sente a falta da equipe adulta desde o encerramento de suas atividades em setembro de 2015, agora também não acompanhará mais a base, que sempre foi forte e brigou por títulos.
A Winner chegou até a ser vice-campeã da categoria em 2007, perdendo uma final para o Paulistano, em pleno Poliesportivo do Nosso Clube, naquela vitoriosa geração formada por Betinho, Fumaça, Rodrigo e João Marcos, sob o comando do técnico Pantera, que foi quem implantou o projeto no ano anterior.
Os profissionais Jece Leite e Otávio Troyano, que integravam a comissão técnica e todos os jogadores foram liberados para procurarem um novo clube. E lembrar que este ano conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Regionais em uma final épica contra São José do Rio Pardo.
O supervisor Renato Lamas lamentou muito a ausência da equipe limeirense no Campeonato Paulista Sub-19 e disse, que a partir de agora, vai reunir esforços para que pelo menos na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) no segundo semestre, a Winner Sub-22 consiga ter sua equipe em quadra.
“Estamos esperando a Prefeitura definir o edital. Não só a Winner, como várias entidades e clubes da cidade, acredito. Não desistimos do basquete, apenas estamos esperando as definições do poder público. Espero que elas aconteçam logo”, ressaltou.
Lamas, que afirmou que está trabalhando sem remuneração, foi mais além.
“Mantivemos o projeto em 2016, mas este ano ficou difícil em razão de todas essas mudanças na Prefeitura”, frisou.
Lamas disse que a maior tristeza foi perder atletas que foram lapidados nos últimos anos na Winner e que estavam prontos para esta temporada.
“O Daniel e o Dudu Crespo foram para o Palmeiras, enquanto o Felipe rumou para Franca. Esses meninos têm muito talento e um futuro brilhante. Arrebentariam sem dúvida alguma este ano na Winner, caso nossa equipe jogasse”, elogiou.
O secretário de esportes, Luiz Augusto Zanon, disse que será preciso esperar o chamamento público para que uma definição aconteça.
Renato Lamas garantiu que a documentação da Winner está em dia.
“Conversei com o Zanon. Sei que ele está fazendo o que pode. Não deve estar sendo fácil para ele conviver com essa situação. Mudou a lei e todos terão que se enquadrar. O problema é que o esporte tem tempo e o tempo do dinheiro às vezes não é o mesmo do esporte”, concluiu.
Sem o Sub-19, a Winner, por exemplo, não poderia voltar a jogar o adulto. Toda equipe precisa ter uma base para disputar o Campeonato Paulista.