Por Edmar Ferreira
Aos gritos de “timinho”, “timinho”, “timinho”, os jogadores do Independente foram abatidos para os vestiários após mais uma derrota no Campeonato Paulista da Série A-3.
Diante de apenas 134 pagantes no Pradão, o Galo perdeu sua quarta partida na competição. Com um gol de Edream aos 38 minutos do 1º tempo, o Noroeste venceu por 1 a 0.
Os outros tropeços foram para Comercial (3 x 0), Grêmio Osasco (2 x 0) e Nacional (1 x 0). O único ponto foi conquistado no empate sem gols contra o São Carlos, no Pradão.
Já são 450 minutos sem marcar sequer um gol na temporada.
E a rodada foi trágica para o Independente, que viu os times da zona do rebaixamento vencerem seus jogos, como Atibaia, Marília e Flamengo.
Piá novamente mudou sua equipe. As novidades foram Marcelo Lanza na lateral-direita, João Vitor na lateral-esquerda, Denis Nunes, destaque da Copa São Paulo de Juniores no meio, o estreante Daniel Silva na armação e Maicon no ataque.
O Independente começou bem, criou boas chances, jogou em cima do adversário, mas não conseguia abrir o placar.
Aos 19 minutos, o goleiro galista Fernando fez um milagre, quando Felipe Piá falhou na área e Edream bateu a queima-roupa, em seu canto direito. No minuto seguinte, Rael cruzou da esquerda e Gabriel Barcos escorou de cabeça, rente a trave.
Até que aos 38 minutos, na jogada que começou com o habilidoso meia Diego, Rafinha cruzou rasteiro da esquerda e Edream encheu o pé na pequena área, no ângulo de Fernando: 1 a 0.
Se a situação já era ruim, ficou pior ainda aos 44 minutos, quando Fabiano, que já tinha recebido o cartão amarelo anteriormente, acertou Rafinha por trás e foi expulso de campo.
O árbitro Alysson Fernandes Matias deixou de expulsar o volante Rafinha, que entrou de forma violenta em Denis Nunes no final do primeiro tempo.
Para o segundo tempo, Piá voltou com Lucas Capão no lugar de Maicon. Com isso, liberou Marcelo Lanza para armar o time ao lado de Daniel Silva.
Logo no primeiro minuto, em um contra-ataque puxado pelo rápido Bruno Rodrigues, que tinha acabado de entrar no jogo, o atacante cruzou para Edream, que inteligentemente abriu as pernas. Diego, sozinho na área, finalizou para fora, perdendo ótima chance para ampliar.
Mesmo com 10 homens em campo, o Independente teve tudo para empatar, mas novamente falhou. Aos 6, Dodô recebeu no ataque e foi precipitado, chutando torto.
Aos 8, o atacante recebeu de Marcelo Lanza, avançou livre, porém demorou para chutar. O zagueiro chegou e Dodô tentou fintá-lo, perdendo a bola. Era o que faltava para Piá sacá-lo.
O Independente não conseguia empatar. Aos 14, ótimo passe de Denis Nunes para Jefferson, que matou no peito, limpou seu marcador, mas pegou mal na bola.
O mesmo Jefferson foi expulso aos 47 minutos ao cometer uma falta violenta em Jonatas Paulista. Inconformado, tentou agredir o árbitro, porém foi contido por seus companheiros.
Fim de jogo e vaias para o time. A Arte da Bola, parceira do Independente, confirmou que Piá continuará no comando. “Ele só sai se quiser”, afirmou Pedro Henrique em entrevista ao repórter Denis Suidedos.
O Independente está a cinco pontos da Matonense, primeiro time que hoje escaparia do rebaixamento para a última divisão do futebol paulista. O Galo volta a campo no sábado, às 19h, contra o Marília, fora de casa.
Ficha Técnica
Independente 0 x 1 Noroeste
Gol – Edream aos 38 minutos do 1º tempo (NOR)
Local – Pradão
Árbitro – Alysson Fernandes Matias
Auxiliares – Samuel Augusto Vieira Paião e José Lucas Candido de Souza
Público – 134 pagantes
Renda – R$ 1.820,00
Independente – Fernando; Marcelo Lanza, Bruno, Felipe Piá e João Victor; Fabiano, Álvaro, Daniel Silva e Denis Nunes (Batata); Maicon (Lucas Capão) e Dodô (Jefferson). Técnico – Piá.
Noroeste – Airon; Bira (Renato), Citta Júnior, Vitor Gava e Rael; Jonatas Paulista, Rafinha (Bruno Rodrigues), Maicon Douglas e Diego; Edream e Gabriel Barcos (Aguilar). Técnico – Marcelo Sangaletti.
Ocorrências – cartões vermelhos para Fabiano e Jefferson (IN); amarelos Felipe Piá e Lucas Capão (IN); Rael, Diego, Edream e Rafinha (NOR).
*** Fotos Mário Roberto
5ª Rodada – A-3:
Matonense 0 x 1 Marília
Atibaia 2 x 0 Olímpia
Flamengo 1 x 0 Rio Branco
Grêmio Osasco 1 x 2 Nacional
São Carlos 1 x 0 Desportivo Brasil
Paulista 0 x 1 São José
Catanduvense 0 x 1 Taboão da Serra (WO)
Independente 0 x 1 Noroeste
20h – Comercial x Monte Azul
20h – Portuguesa Santista x Internacional
Próxima rodada:
18/2 – 10h – Desportivo Brasil x Grêmio Osasco
18/2 – 16h – Paulista x Matonense
18/2 – 19h – Marília x Independente
19/2 – 10h – Noroeste x Atibaia
19/2 – 10h – Rio Branco x Comercial
19/2 – 10h – Taboão da Serra x Portuguesa Santista
19/2 – 10h – Catanduvense x São Carlos
19/2 – 10h – Flamengo x Monte Azul
19/2 – 18h30 – Internacional x Olímpia
20/2 – 19h30 – São José x Nacional
Classificação:
1 Grêmio Osasco 12
2 Olímpia 12
3 Nacional 12
4 Internacional 10
5 Noroeste 10
6 São José 9
7 Portuguesa Santista 7
8 Monte Azul 7
9 Rio Branco 7
10 Desportivo Brasil 7
11 São Carlos 7
12 Marília 7
13 Comercial 6
14 Matonense 6
15 Atibaia 4
16 Flamengo 4
17 Catanduvense 3
18 Paulista 3
19 Taboão da Serra 1
20 Independente 1
*** Taboão da Serra deve ganhar 3 pontos do WO contra o Catanduvense