A Liga Ouro terá sua maior edição da história. Com seis equipes, a Divisão de Acesso ao NBB10 contará com número recorde de participantes, sendo todos eles estreantes na competição: Botafogo (RJ), Joinville (SC), Brusque (SC), Contagem Towers (MG), Blumenau (SC) e Santos, do Amapá (AP).
A disputa terá início no dia 03 de março (sexta-feira). O Santos do Amapá será a primeira equipe da região Norte na história das competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete (LNB).
O sistema de disputa da primeira fase da Liga Ouro não mudou, e os times jogarão quatro vezes entre si em dois turnos.
As rodadas serão realizadas com dois jogos do mesmo confronto por semana. Com isso, cada equipe disputará um total de 20 partidas na fase de classificação.
A única mudança fica por conta dos playoffs. Agora com seis equipes, a competição classificará os quatro primeiros colocados da fase de classificação às semifinais, que assim como a grande final, serão disputadas em uma melhor de cinco jogos.
Participantes da Liga Ouro 2017:
Associação Desportiva Brusque (SC)
Basquete Blumenau (SC)
Botafogo de Futebol e Regatas (RJ)
Contagem Towers Basquete (MG)
Associação dos Amigos do Basquete de Joinville (SC)
Santos Futebol Clube (AP)
História
Disputada pela primeira vez em 2014, a Liga Ouro foi responsável pelo ingresso de quatro equipes na elite do basquete brasileiro.
Campeão da primeira edição do campeonato, o Rio Claro Basquete garantiu o acesso através da Liga Ouro e disputou o NBB por duas temporadas consecutivas.
No ano seguinte, foi a vez do Banrisul/Caxias assegurar um lugar no principal campeonato de basquete do país depois de sagrar-se campeão da Liga Ouro.
Já em 2016, a Divisão de Acesso teve o Vasco da Gama como grande campeão e, consequentemente, a equipe cruz-maltina garantiu seu lugar no NBB.
Derrotado pelo clube carioca na decisão, o vice Campo Mourão herdou a vaga do Rio Claro e também assegurou seu acesso à principal competição do basquete nacional.