Categorias
Artes Marciais

Nocaute de limeirense é eleito o 6º melhor do mundo em 2016

Redes Sociais Esportivas

Por Edmar Ferreira

Roberto Neves está de volta aos holofotes do MMA. O limeirense está na lista dos 10 melhores nocautes do mundo em 2016. A lista foi elaborada pelo site Fight Book, um dos mais conceituados do planeta quando o assunto são as artes marciais.

Em junho, Facada enfrentou o também brasileiro Valdir Araújo no FFC 24 (Final Fight Championship) em Orlando, nos Estados Unidos, pela categoria até 80 kg.

O limeirense acertou um violento chute de perna direita que atingiu em cheio a cabeça de “Bebê Monstro”. O lutador do Distrito Federal simplesmente apagou com a pancada logo a 1m23seg do primeiro round.

O nocaute de Facada rodou o mundo do MMA e foi exibido em vários países pela precisão da finalização. Para se ter uma ideia, na matéria que a Gazeta de Limeira publicou sobre esta luta, a manchete usada foi: “Nocaute Fenomenal”.

A finalização de Facada recebeu 5% dos votos, ocupando a sexta colocação. O limeirense só perdeu para as vitórias de Gerald Harris sobre Aaron Cobb (28%), de Amanda Nunes sobre Ronda Rousey (22%), de Conor Mcgregor em cima de Eddie Alvarez (12%), de Michae Venom Page sobre Evangelista Cyborg (7%) e de Donald Cerrone no combate contra Matt Brown (6%).

facada 2

“Estar no ranking com essas outras feras do UFC, como Conor Mcgregor e Amanda Nunes é um motivo de muito orgulho para mim. Do FFC eu ganhei como nocaute do ano. Foi a única finalização desta organização entre as melhores”, lembrou.

O limeirense contou que andava desanimado e com vontade até de parar de lutar. “Depois que venci o Valdir Araújo recebi quatro convites para eventos, mas em todos eles os adversários se recusavam a me enfrentar. Não estava mais arrumando luta e, consequentemente minha situação financeira começava a ficar comprometida. Pensei seriamente em parar de competir para me dedicar aos estudos”, confidenciou.

Mas esse ainda não era o momento. Depois de ser eleito o sexto melhor nocaute do mundo no ano passado, Facada assinou um contrato com a Absolute Championship Berkut (ACB). Desta forma, fará quatro lutas na Rússia, a primeira delas já em abril pela categoria meio-média até 77 kg.

Facada contou que seu nome foi sugerido pelo lutador Davi Ramos, um dos maiores campeões de jiu-jítsu do mundo e seu amigo particular.

“Um empresário da ACB procurou o Davi perguntando se ele conhecia um lutador casca grossa para enfrentar os russos. Imediatamente ele lembrou de mim. Sei que a competição é de altíssimo nível, até por ser concorrente do UFC, mas a bolsa é muito bom. Não tem como recusar. Foi o incentivo que eu precisava para dar sequência a minha carreira. Completarei 34 anos em abril e sei que não é hora de parar ainda. Espero voltar vitorioso desses combates, mas não será nada fácil”, frisou.

Roberto Neves ainda não sabe quem enfrentará na Rússia, mas isso, segundo ele, pouco importa.

“Fechei contrato em janeiro e terei quatro meses para me preparar. Chegarei muito bem na Rússia. Meu maior adversário talvez seja o frio de lá”, sorriu. Estados Unidos e China também estão de olho no limeirense, que conhecerá seu primeiro oponente nos próximos dias.

“Acredito que será um russo”, disse. Vale lembrar que os brasileiros Leandro Silva Nogueira, o “Buscapé” e Thiago Silva já lutaram por essa organização.

Com um cartel de dez vitórias e apenas duas derrotas e seis anos de parceria com Anderson Silva, o lutador da terrinha ainda sonha com uma vaga no UFC. Mas entende que a cada ano sua entrada fica cada vez mais difícil.

“Vou focar em um evento por vez, começando por esse na Rússia. Se o UFC surgir, ótimo, caso contrário seguirei minha carreira”, completou.

Melhores nocautes do mundo em 2016:

1) Gerald Harris x Aaron Cobb – LFC (374 votos – 28%)
2) Amanda Nunes x Ronda Rousey – UFC (299 votos – 22%)
3) Conor Mcgregor x Eddie Alvarez – UFC (156 votos – 12%)
4) Michae Venom Page x Evangelista Cyborg – Bellator (90 votos – 7%)
5) Donald Cerrone x Matt Brown – UFC (86 votos – 6%).
6) Roberto Neves x Valdir Araújo – FFC (63 votos – 5%)
7) Dan Henderson x Hector Lombard – UFC (60 votos – 5%)
8) Paige Van Zant x Bec Rawlings – UFC (58 votos – 4%)
9) Cody Garbrandt x Thomas Almeida – UFC (42 votos – 3%)
10) Yair Rodriguez x Andre Fili – UFC (28 votos – 2%)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •