Por Edmar Ferreira
Com um gramado em péssimas condições, afinal de contas choveu muito durante o dia, o Independente colecionou sua segunda derrota consecutiva no Campeonato Paulista da Série A-3.
Depois de perder na estreia para o Comercial por 3 a 0, no Palma Travassos, em Ribeirão Preto, o Galo foi derrotado pelo Grêmio Osasco por 2 a 0, esta noite no Pradão.
Apenas 86 torcedores pagaram ingresso, em um dos piores públicos da história do Independente.
Antes da partida, o técnico Piá perdeu seu goleiro titular Fernando Pompeu. Seu pai faleceu em Belo Horizonte e o arqueiro foi liberado para acompanhar o sepultamento. Tamiazi o substituiu.
O Grêmio Osasco, que na estreia venceu o Atibaia por 2 a 1, em casa, dominou o primeiro tempo e teve nos meias Klauber e Edinho Granja seus grandes destaques.
Aos 39 minutos, na cobrança de escanteio de Edinho Granja pela esquerda, o meia Klauber desviou de cabeça na pequena área, abrindo o placar.
O Galo desperdiçou três ótimas oportunidades para empatar ainda no primeiro tempo. Aos 39, Lucas Capão cruzou na cabeça de Guti, mas Jefferson Paulino se esticou todo para evitar.
Aos 41, no levantamento de Maurin pela esquerda, Fabiano ajeitou e Maicon, sozinho na área, finalizou a direita do goleiro Jefferson Paulino.
Aos 42, Dodô desceu livre pela esquerda, invadiu a área, e bateu a esquerda do goleiro do Grêmio Osasco. O estreante tinha dois companheiros melhores posicionados na área, mas foi individualista.
No começo do segundo tempo, Fumaça cruzou para Dodô, que quase empatou de cabeça.
Aos 12, milagre do galista Tamiazi. Na falha do zagueiro Bruno, Jorge Eduardo bateu forte da entrada da área e o goleiro espalmou. Tinha endereço certo.
Aos 23, o chamado “golpe de misericórdia”. Quando o Independente dava sinais de que poderia empatar, Maurin foi desarmado na esquerda por Klauber. O passe do meia do Grêmio Osasco encontrou o velocista Jorge Eduardo, que desceu livre pela direita e cruzou na medida para o gol de Wellington: 2 a 0.
O clima esquentou na arquibancada e alguns torcedores vaiaram e pressionaram o Dr Anivaldo dos Anjos, um dos responsáveis pela Arte da Bola, parceira do clube. O policiamento foi chamado para o setor onde a diretoria galista estava presente.
O Independente não teve forças para marcar nem ao menos o gol de honra. A pequena torcida vaiou e muito o time e está com medo de um novo rebaixamento, afinal de contas, seis times cairão para a última divisão do futebol paulista.
Técnico Piá lamentou nova derrota e disse que ainda tem sete fichas para inscrever para a sequência da A-3.
O Independente está na lanterna e volta a jogar na quarta-feira, às 20h, no Pradão, contra o São Carlos, que também perdeu as duas partidas. Será o chamado “duelo dos desesperados”.
Ouça o jogo pelos 1020 AM da Rádio Educadora comigo, Denis Suidedos e Tatinha Casagrande.
Ficha Técnica
Independente 0 x 2 Grêmio Osasco
Gols – Klauber aos 39 minutos do 1º tempo e Wellington aos 23 minutos do 2º tempo
Local – Pradão
Árbitro – César Luiz de Oliveira
Auxiliares – Givanildo de Oliveira Félix e Danilo Nogueira da Silva
Público – 86 pagantes
Renda – R$ 860,00
Independente – Tamiazi; Lucão Capão, Felipe Piá, Bruno e Maurin; Álvaro, Fabiano (Leandro Xavier) e Guti (Jefferson); Fumaça, Dodô e Maicon (Batata). Técnico – Piá.
Grêmio Osasco – Jefferson Paulino; Sávio, Bruno Lima, Maurício e Igor; Kallyl, Klauber, Wellington e Edinho Granja (Vinícius); Dieguinho (Fabrício) e Jorge Eduardo. Técnico – Max Sandro.
Ocorrências – cartões amarelos para Lucas Capão, Felipe Piá e Dodô (IN); Bruno Lima e Edinho Granja (OSAS).