Por Edmar Ferreira
Tenho certeza que os torcedores da Winner/Limeira e do Rio Claro Basquete foram quente nessa nota. Mas a tradicional equipe que anunciou a volta às quadras após cinco anos é a Associação de Basquetebol de Araraquara.
O time disputará o Campeonato Paulista de Basquete da Série A-1, divisão que dá acesso a classe especial.
Uma parceria firmada entre a ABA e a Fundesport, juntamente com a Secretaria Municipal de Esportes, propiciou a inscrição do time masculino na competição estadual.
“Esse retorno é o começo da realização de um sonho. Estamos felizes por podermos disputar o Paulista novamente, com perspectiva para subirmos brevemente para a divisão especial. O trabalho da nossa diretoria continua intenso para que isso aconteça”, comentou o presidente Geraldo Campesan.
Embora tenha deixado o cenário estadual e nacional com a equipe principal, Araraquara manteve as equipes de base. Em 2013, com o Projeto Sonhando Alto, cerca de 500 crianças foram beneficiadas com a prática do basquete.
A intenção da diretoria araraquarense é reestruturar o clube e, em breve, também voltar a disputar o Novo Basquete Brasil.
Araraquara esteve em ação pela última vez em 2012, quando jogou o Estadual e o Novo Basquete Brasil (NBB). O Paulista de 2017 começará no dia 5 de agosto.
A equipe começará a ser formada agora, com a base do Sub-19. Os destaques são André Tonon, Felipe Cardoso e Rafael Jaime. Em maio serão anunciados os primeiros reforços.
Quem volta a vestir a camisa do basquete de Araraquara é Júlio Toledo, o primeiro campeão de enterradas da NBB. Atualmente, ele é professor do Projeto Sonhando Alto. Atualmente, além trabalho com a garotada, a ABA possui as categorias Sub-15, Sub-16 e Sub-17.
O primeiro desafio será os Jogos Regionais. Depois, o Paulista da A-1. Caso tivesse orçamento previsto, o time de Araraquara até poderia disputar a elite do basquete estadual como equipe convidada, mas, segundo Campesan, é melhor subir um degrau de cada vez. O comando técnico será de Fábio Apolinário.