Por Edmar Ferreira
Boa notícia para os árbitros brasileiros. O limite de idade que era de 45 anos subiu para 50 em nosso país. A mudança é válida para os jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro já a partir deste ano.
A nova regra beneficiou por exemplo, os bons profissionais Marcelo de Lima Henrique, do Rio de Janeiro e Jailson Macedo Freitas, da Bahia, que completam 46 anos em 2017 e já estavam pensando na aposentadoria.
Tive o enorme prazer de narrar a Copa do Nordeste de Futebol Máster pela AFIA TV no ano passado. A competição foi realizada em Porto de Galinhas, em Cabo de Santo Agostinho e em Recife.
Um dos árbitros do torneio foi justamente Marcelo de Lima Henrique. Um profissional exemplar, de um caráter acima da média. Fiz uma grande amizade com ele e confesso, fiquei feliz com essa notícia.
Aprendi muito com o Marcelo e ganhei até os cartões amarelo e vermelho de presente logo após a final que apitou na Arena Pernambuco. Uma grande pessoa.
Por outro lado, o limite de idade para as Séries C e D foi reduzido para 42 anos. Outra novidade para 2017 é a volta dos auxiliares adicionais, ou seja, aqueles que ficam atrás dos gols.