Por Edmar Ferreira
O Independente entrou em campo já classificado contra o Fortaleza, sábado à noite no Estádio Comendador Agostinho Prada. Isso porque, o Botafogo/SP goleou o Rio Branco por 4 a 0, na preliminar.
Depois de alcançar o primeiro objetivo que era avançar de fase, o time comandado pelo técnico Piá partiu para a segunda meta: terminar em primeiro lugar do grupo para continuar jogando no Pradão.
Mas para que isso acontecesse, era preciso golear o time cearense por quatro gols de diferença. O Independente venceu, mas apenas por 1 a 0, terminando em segundo lugar do Grupo 10.
O Galo terminou a primeira fase com sete pontos, duas vitórias, um empate, três gols marcados, apenas um sofrido e saldo de dois. O time de Ribeirão Preto conseguiu a mesma campanha, porém com saldo de cinco.
Sem contar com o zagueiro Jean e o volante Alan suspensos, Piá promoveu as entradas de Guilherme Arruda e Zápater. Por ordem tática, sacou Denis Meneses para a entrada de Guilherme Arruda.
Das três atuações galistas nesta fase, talvez essa tenha sido a menos convincente, que não empolgou o torcedor, mas Piá tem uma explicação.
“A preliminar nos matou. Esperava uma vitória do Botafogo, mas não por 4 a 0. Foi legal que entramos em campo classificados, mas ter a obrigação de golear para terminar em primeiro lugar não nos fez bem. Mas o que importa é que vencemos. Passamos de fase invictos e agora vamos encarar o São Carlos da mesma forma que jogamos até aqui. Passar de fase foi um presente para todos nós”, comentou.
Jogo
Quem esperava ver um Fortaleza desmotivado após duas derrotas (1 x 0 Rio Branco e 2 x 1 Botafogo) se surpreendeu. Mesmo sem chances de classificação para a segunda fase, o time cearense vendeu caro a derrota para o Independente. Não foi nada fácil para os comandados de Piá.
O Fortaleza contava com boas atuações dos meias Luiz Henrique e Ducatti. Ambos não tinham medo de arriscar para o gol e criaram as melhores chances do time nordestino na partida.
Aos 26 minutos, por pouco o Independente não abriu o placar do jogo. Após passe preciso de Denis Nunes, Matheus Varão saiu na cara do gol, mas Alan praticou uma defesa espetacular em seu canto direito.
Mas na cobrança de escanteio de Pedrinho não teve jeito. O zagueiro Bahia subiu no segundo andar para marcar de cabeça: 1 a 0. É a jogada forte do Galinho nesta competição.
Só que nem tudo foi alegria. Na comemoração, Bahia subiu no alambrado para comemorar com a diretoria do Independente e recebeu o cartão amarelo, que o suspende para a partida contra o São Carlos.
Com a chamada “porteira aberta”, o Independente passou acreditar na goleada. Aos 36 minutos, o zagueiro Guilherme Arruda aproveitou uma sobra na pequena área e finalizou. Só não contava com o pé salvador do lateral Laerte em cima da linha.
Aos 43, outra boa trama do ataque galista e o lateral Paulinho, improvisado como volante, arriscou da entrada da área. A bola passou raspando a trave de Alan.
O segundo tempo só teve um dono: o Fortaleza. O Independente literalmente parou de jogar e assistiu o domínio do time cearense.
O camisa 7 Luiz Henrique, do Fortaleza, disparadamente o melhor em campo, continuava abusando de seus chutes fortes para o gol. Aos 3, a bola passou rente ao travessão galista.
Aos 8 minutos, na melhor oportunidade do time nordestino, Luiz Henrique escapou pela esquerda e cruzou rasteiro para Rogério, que bateu de primeira na pequena área. O goleiro Rafael, atento no lance, fez um verdadeiro milagre, provando que vive a melhor fase de sua carreira.
Aos 15, de novo Luiz Henrique. O camisa 7 aproveitou a falha de Carioca em uma saída de jogo e tentou encobrir Rafael. O goleiro galista provou que também conta com a sorte e fez golpe de vista.
Aos 21, novamente o Fortaleza teve tudo para empatar o jogo. O volante Jefferson arriscou de fora da área e a bola bateu na trave direita de Rafael. Aos 35 foi a vez de Luiz Henrique bater cruzado. Novamente Rafael estava lá para evitar.
Piá ainda promoveu algumas alterações que não surtiram efeito. O Independente segurou a vitória e vai motivado para São Carlos amanhã, às 19h. Já o Botafogo segue no Pradão e receberá o Vasco da Gama, amanhã às 16h, com transmissão da Sportv e ESPN.
Ficha Técnica
Independente 1 x 0 Fortaleza
Gol – Bahia aos 29 minutos do 1º tempo (IN)
Local – Pradão
Árbitro – José Guilherme Almeida de Souza
Auxiliares – Rodrigo Meirelles Bernardo e Gabriel Alexandre Tostes Fleming
Independente – Rafael; Zápater (Fernandinho) (Thiaguinho), Guilherme Arruda, Bahia e João Victor; Carioca, Paulinho e Pedrinho (Denis Meneses); Guilherme Castro (Dagoberto), Matheus Varão e Denis Nunes (Quaiati). Técnico – Piá.
Fortaleza – Alan; Andrei (Guilherme), Matheus Mota, Yuri Pereira (Reginaldo) e Paulo (Laerte); Jefferson, Sérgio (Lucas), Luiz Henrique e Ducatti (Luciano); Denis e Sávio (Rogério). Técnico – Evandro Luís Fortes.
Ocorrências – cartões amarelos para: Guilherme Arruda, Bahia e Carioca (IN); Luciano (FOR).