Por Edmar Ferreira
Uma das homenagens mais lindas da história foi prestada ao professor Ismael Pereira, o Maé, de 71 anos, no domingo.
Digna da grandeza deste homem que dedicou boa parte de sua vida na revelação de jogadores para o futebol profissional, mas principalmente na formação de homens de família.
O Limeira Futebol Clube recebeu mais de 60 ex-alunos de Maé para uma série de homenagens, que terminou com uma partida amistosa.
Cada atleta que pegava o microfone para dar seu testemunho, Maé não continha as lágrimas. O cantor William, o Ruan, da dupla sertaneja Lucas e Ruan e Carlos Cantão conduziram as emocionantes homenagens.
Primeiro, os times entraram em campo perfilados. Em seguida foi a vez de Maé entrar no gramado, com direito a muitos fogos e aplausos. Emocionado e sem conseguir conter o choro, Osmar Cetin fez um lindo discurso, associando a figura de Maé a um pai.
Os familiares de Maé, vindos de Rio Claro, entraram no gramado e entregaram ao professor uma placa de agradecimento pelos serviços prestados.
O meia Felipe, do time Sub-13 do São Paulo e filho do técnico Thié, entregou para o homenageado um cheque no valor de R$ 5 mil, dinheiro que foi arrecadado entre os presentes.
Uma camisa autografada por todos os jogadores também foi entregue a lenda.
Em seguida os jogadores fizeram um círculo e rezaram pela saúde do professor. A vereadora Lu Bogo, presente ao Limeira FC, contou em primeira mão que Maé receberá o título de Cidadão Limeirense em 2017.
Vida
Em sua carreira, Maé foi jogador em equipes das categorias de base, como Paulistinha, Refiunião e Fluminense. Mas um trágico acidente de caminhão fez o então meia clássico perder seu braço direito.
Com muita dedicação e amor ao esporte, Maé superou o problema e resolveu ser treinador de futebol, passando por CME, Refiunião, Internacional, Independente, entre outras equipe.
Em 1999 como treinador da equipe fraldinha do SEME/Paulistano conquistou a 1ª Copa Gazeta da categoria.
Segundo o esportista Adimir Nogueira, Maé participou em 1992/1993 de um curso para treinadores ao lado de Telê Santana, Carlos Alberto Parreira, Nelsinho Baptista, Vanderlei Luxemburgo e Rubens Mineli.
Sob seu comando passaram jogadores consagrados como Mauricinho (campeão mundial pelo São Paulo em 1992), Giba (lateral do Corinthians), Marco Antonio (lateral do Grêmio), Alex Alves (atacante do Botafogo/RJ e Cruzeiro), Elano (meia do Santos), Wilson Matías (volante do futebol mexicano), entre outros.
O pontapé inicial, é claro, foi dado pela estrela da manhã. A Segunda Esportiva este presente e toda a festa será mostrada na próxima segunda-feira, na TV Jornal.