Por Edmar Ferreira
O Independente se reabilitou em grande estilo na Copa Paulista. Depois de perder na estreia para o Comercial por 2 a 1, em pleno Pradão, o Galo foi a Matão e bateu a Matonense por 3 a 1, entrando na zona de classificação para a segunda fase da competição. Com esse resultado, o alvinegro limeirense ocupa a 4ª colocação do Grupo 2, com 3 pontos, atrás de Comercial, Rio Claro e São Carlos.
Exatamente com a mesma formação da primeira rodada, ou seja apostando novamente na molecada da base, o time comandado pelo técnico Fernando Alves não deu a menor chance ao time da casa, abrindo 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de Gilcimar Júnior aos 22 minutos e Alex aos 25.
O time de Matão, que na estreia havia perdido em São Carlos por 3 a 0, esboçou uma reação no começo do segundo tempo, quando Dudu converteu uma penalidade máxima logo aos 3 minutos.
Mas o Independente não queria deixar escapar a chance de acabar com o tabu de nunca ter somado um ponto sequer em Matão – até então eram cinco confrontos e cinco vitórias dos mandantes, a última pela Série A-2 de 2015 que acabou com o sonho de acesso para a divisão de elite – derrota por 3 a 2, graças a falha do goleiro Mateus aos 49 minutos do 2º tempo no gol de Jardel.
Novamente o menino Jefferson entrou na etapa complementar para incendiar o jogo. Foi dele o terceiro gol aos 30 minutos. Com isso, o reserva de luxo é o principal artilheiro galista na Copa Paulista com dois gols. Na estreia, marcou um golaço contra o Comercial, despertando até o interesse de empresários portugueses.
O Independente volta a jogar na sexta-feira, às 20h, contra o São Carlos, no Pradão. Será o chamado duelo de seis pontos.
Tabu
O Independente nunca tinha vencido a Matonense em Matão. Até então eram cinco jogos no Estádio Hudson Buck Ferreira e cinco vitórias do time da casa. A última delas no dia 19/04/2015 por 3 a 2.
O Galo empatava por 2 a 2, com gols de Allyson e Alemão, quando o goleiro Matheus falhou aos 49 minutos do 2º tempo em um cruzamento para a área, deixando a bola escapar nos pés de Jardel. Esse ponto perdido levaria o Independente a divisão de elite pela primeira vez em sua história.
Ficha Técnica
Matonense 1 x 3 Independente
Gols – Gilcimar Júnior aos 22 e Alex aos 25 minutos do 1º tempo e Jefferson aos 30 minutos do 2º tempo (IN); Dudu, de pênalti, aos 3 minutos do 2º tempo (MAT).
Local – Estádio Hudson Buck Ferreira, em Matão
Árbitro – Luciano Monteiro dos Santos
Auxiliares – Sérgio Cardoso dos Santos e Marcelo Zamian de Barros
Independente – José Guilherme; Léo Costa, Denner, André Pastor e Alex; Fabiano, Léo Iseppe (Francisco), Pedro Henrique e Ricardo (Leonardo Giovenete); Gilcimar e Felipe Campos (Jefferson). Técnico – Fernando Alves.
Matonense – Ronaldo; Raphael, Anderson (Raphael Roos), Paulo (Pedro) e Ewerjho; Lucas, Hidalgo, Jonny, e Eduardo; Caio (Yuri) e Lucacio. Técnico – Ciro Rios.
Ocorrências – cartões amarelos para Lucas, Caio, Hidalgo, Ewerjho e Jonny (MAT); Fabiano, Ricardinho Oliveira, Leonardo e Pedro Henrique (IN).